sábado, 9 de janeiro de 2010

Hollywood e os quadrinhos

A indústria de cinema vive um momento de profunda crise criativa, e na busca por novas fontes de inspiração têm recorrido com muita freqüência à outra indústria de entretenimento a dos comics books (quadrinhos no Brasil).

Os Quadrinhos tidos como literatura de massa, ou literatura “descartável" estão salvando as bilheterias de Hollywood com franquias de sucesso de personagens que consagraram o gênero dos quadrinhos como Batman, Homem aranha, homem de ferro etc...

Mas nem só de mascarados de capas vive Hollywood, que também tem adaptado excelentes roteiros que ninguém imaginaria serem oriundos das paginas dos gibis. Principalmente histórias tiradas das "graphics novels" edições com acabamento Luxuoso com temáticas voltadas para o público adulto, dentre elas destaco: Marcas da Violência (2005), Estrada para Perdição (2002), Oldboy (2005), Anti-herói Americano (2003) entre outros.




A vantagem dos quadrinhos é que além do roteiro ele fornece o storyboard que dá ao "time" a estética para o filme. Mas essa é uma estrada de mão dupla e os vários crossover de autores estão enriquecendo em todos os sentidos as duas indústrias.

Um caso consagrado é do quadrinista Frank Miller diretor de Sin City e autor da HQ 300 adaptada com sucesso para as telonas e do roteirista de Lost BrianK.

Vaughan que se consagrou com a HQ "Y the last man" uma verdadeira aula de como prender o leitor da primeira a ultima página. Ah! ia esquecendo agora em 2010 "y the last man" será adaptada para o cinema.



Escrito por: Paulo Fernando
Email: artsbypaulo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário