sexta-feira, 2 de abril de 2010

Nintendo lança novo jogo da série Metroid



A Nintendo Media Summit preparava algumas surpresas para os visitantes este ano, mas nada fazia prever como iria ser a experiência com o muito antecipado Metroid: Other M, a união entre a Team Ninja da Tecmo e a Nintendo para dar um novo rumo à série Metroid.

Este evento foi realizado à porta fechada numa zona superior do recinto onde os jornalistas iam entrando, em grupos, para experimentar Metroid: Other M pela primeira vez. A introdução foi feita numa zona com um ecrã onde um novo trailer, que corresponde à apresentação de Metroid Other M, foi mostrado. De seguida, cada um dos jornalistas foi levado até uma das muitas mesas de teste onde era possível jogar sozinho e com phones, de forma a criar uma experiência ainda mais imersiva.



Metroid: Other M não é uma sequela para a série Metroid Prime, pelo contrário: aqui o tempo volta ao futuro para servir de sequela a Super Metroid, logo após a luta contra Mother Brain e a aparição do Baby Metroid, que salva Samus de uma morte eminente. Todos os eventos que se seguem mostram Samus a voltar para a sua estação, para recuperar, e daí investir na nova demanda que serve de argumento para Metroid: Other M: a procura por um sinal similar ao libertado pelo Baby Metroid.

Uma das surpresas iniciais de Metroid: Other M foi descobrir que o jogo pode ser totalmente explorado recorrendo apenas ao Wii Remote, servindo este para jogar com Samus, tanto na primeira como na terceira pessoa. A transição é inteligente, bastando para isso apontar o comando à televisão, para a primeira pessoa, ou colocá-lo na horizontal, para voltar à 3ª pessoa. Vejam mais imagens de Metroid: Other M aqui! A jogabilidade surpreendeu pela positiva, embora com algumas falhas que ainda precisam de um claro polimento. Quando na terceira pessoa, tudo fluiu bastante bem, parecendo um jogo de plataformas visto na lateral, ainda que Samus possa percorrer uma área tridimensional recorrendo ao D-Pad para se movimentar. Os botões 1 e 2 serviam para saltar e disparar, com o destaque para a mira automática que apontava sempre para o inimigo mais próximo. Alguns elementos de plataformas 3D marcavam presença, como os saltos de parede em parede e a presença da clássica forma em bola.



A mudança de Metroid: Other M para a primeira pessoa fez lembrar a visão utilizada na série Metroid Prime, mas com a diferença de que aqui Samus não se move, apontando apenas. É possível esquivar-se dos ataques tal como na terceira pessoa, carregando apenas rapidamente numa direcção do D-Pad. Contudo, a detecção do comando pareceu algo desconjuntada, visto que foram muitas as vezes em que tentei apontar para cima, e a visão voltava à terceira pessoa, com Samus a carregar o Beam, algo que não consegui perceber se acontecia por culpa do jogo ou do Sensor.

No que toca à progressão, do que pude experimentar, não haviam power-ups que pudessem ser apanhados pelo caminho, e a utilização das armas ia sendo permitida ao longo da aventura pelo chefe da equipa de exploração. A história parece continuar a série de forma bem estruturada, especialmente através dos monólogos que Samus realiza enquanto pensa e dos seus diálogos com as outras personagens. Porém, é notória a mão da Team Ninja em Metroid: Other M - as personagens fazem lembrar bastante os modelos utilizados em jogos como Ninja Gaiden ou Dead Or Alive, mesmo sem perder o carisma habitual da Nintendo.

Embora ainda apresente algumas falhas em termos de jogabilidade, Metroid: Other M é certamente uma aposta da Nintendo com arcaboiço para vir a ser um dos grandes jogos da Wii deste ano. É bom jogar com uma Samus mais "humana", e se a jogabilidade for afinada, este será certamente um passo importante para a série Metroid. Metroid: Other M tem data de lançamento agendada para o terceiro trimestre deste ano, em exclusivo na Wii.



Confira um teaser do novo jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário